A multidisciplinaridade aplicada à saúde

medicos
A iniciativa convoca especialistas de diversas áreas para encontrar novos formatos de atender as pessoas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada no dia 7 de abril de 1948, na Suíça, e tem como principal objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. De acordo com a constituição da OMS, a saúde não é apenas um estado de completo bem-estar físico. Deve-se prestar atenção à sanidade mental, social e inclusive espiritual. Deste modo, a ausência de enfermidades ou doenças não é o bastante. Para esta reconhecida instituição mundial, todo o ser humano, independentemente de classe, cor, religião, condição econômica e social deve gozar do melhor estado de saúde para, assim, buscar a paz e a segurança.
Apesar dos conceitos da OMS, a população mundial tende a confundir saúde com doença. A prevenção e os cuidados com o corpo e a mente não são usuais em nossas sociedades. Conforme apontam dados do Ministério da Saúde, a população ativa brasileira tem um índice de obesidade que gira em torno de 20%, quase metade é sedentária e mais de 12% possuí alguma doença psíquica. Portanto, torna-se fundamental atualizar estes conceitos, uma vez que consideramos resolvido a concepção do corpo como palco do desequilíbrio entre saúde e doença.
A revolução do conhecimento faz a sociedade evoluir num processo contínuo pela procura da saúde, porém, é impossível creditar a apenas uma especialidade profissional toda essa responsabilidade. Assim, a multidisciplinaridade está conquistando um espaço cada vez mais importante – ocorrendo de modo conjunto, formando equipes de diversas especialidades para o tratamento do indivíduo. A Neuroevidência faz parte de um grupo multidisciplinar especializado que se preocupa com o bem-estar do paciente, desenvolvendo, dentro da sua especialidade, diagnósticos e tratamentos comprovadamente eficientes. Acesse www.neuroevidencia.com.br e saiba mais.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *