Eletroneuromiografia: o que esperar deste exame.

eletroneuromiografia
O que é a Eletroneuromiografia:

A eletroneuromiografia é um exame realizado para mostrar, através de gráficos e números, como está o funcionamento das fibras nervosas que comandam a motricidade, a sensibilidade e a integração dos músculos com os nervos do seu organismo. Ou seja, este estudo mostra o funcionamento integrado do sistema nervoso periférico – do tronco cerebral e medula para fora.

Este exame é requisitado quando há algum problema em qualquer segmento do corpo – músculo, nervo ou na união deles – ou, mais raramente, em todo o corpo. Seu médico pode, através da entrevista e exame físico, solicitar este estudo sendo ele dos membros superiores, membros inferiores, face ou todos. Isto depende daquilo que estás sentindo e também se é possível detectar neste exame.

Como funciona:

A evolução da eletroneuromiografia consta de uma breve entrevista direcionada a queixa do paciente e ao pedido do médico assistente. Logo após faremos breve exame físico e na sequência o paciente deita-se na maca localizada ao lado do equipamento que realizará o estudo. Inicialmente, com eletrodos colocados na superfície da pele, o especialista vai executar suaves estímulos elétricos e os eletrodos vão captar as respostas. Estes são para examinar a sensibilidade.

Logo após, outros estímulos pouco mais intensos, examinarão as fibras da motricidade. Estes testes são rápidos, duram em média quinze minutos e logo o músculo é examinado com outro tipo de eletrodo, ou seja, de inserção. São instrumentos muito delicados que penetram no músculo para registrar informações e assim detalhar mais como estão as fibras da motricidade. Agora o exame é mais rápido. O médico vai concluir o estudo escrevendo o laudo e entregando o resultado em cerca de dez minutos após o término do estudo.

Quem aplica o exame:

A eletroneuromiografia é raramente realizada com caráter de urgência. Ao contrário, mais exato é o resultado se realizamos o exame duas ou três semanas após iniciado os sintomas. Os médicos que realizam o este exame são especialistas como neurologistas ou fisiatras que fazem uma segunda especialização em neurofisiologia clínica.

Para mais informações entre em contato conosco

2 pensamentos em “Eletroneuromiografia: o que esperar deste exame.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *